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  • Marcos Koslopp

4 Dicas de Prospecção de Imóveis Para Captação

Ser corretor de imóveis é ingressar em uma profissão que, nos últimos anos, tem estado em alta. Isso se dá por diversos benefícios, como autonomia com os horários e grande potencial de rendimentos.


E, aqueles que fazem o correto uso do marketing imobiliário conseguem se destacar em meio a tantos outros colegas de profissão. Isso, além de uma administração eficiente dos recursos que tem a mão.


Sem esquecer, é claro, de manter uma carteira ampla de clientes e de imóveis. Além de mantê-la em crescimento. Especialmente, a de imóveis.


Nesse sentido, existem atitudes que facilitam a captação de imóveis, por meio do marketing digital. E hoje, falaremos das 4 principais estratégias para fazê-lo. Siga lendo para conhecê-las.


Conheça a Região Onde Você Trabalha

Essa é a premissa de um bom corretor de imóveis. Conhecer a própria cidade e as diversas regiões que a compõe. Assim, conseguirá apontar as melhores opções para seus clientes.


Se você atua em um bairro em específico, entenda-o como ninguém. Faça esse trabalho, antes que o cliente solicite. Assim, você ganhará tempo quando a informação for necessária.


Essa busca já não é feita, somente, circulando de carro e olhando as placas. Hoje, as pessoas utilizam as redes sociais para divulgar os imóveis. Quantos grupos de Facebook você conhece que se prestam a isso? Estenda suas buscas para lá também.


Isso claro, sem ignorar as demais regiões da sua cidade. Mesmo que você se especialize em uma região, saiba, ao menos, o básico dos demais bairros.


Monte a Sua Estratégia Antes de Executá-la

Como dissemos, a profissão de corretor de imóveis está em alta. Mas isso não quer dizer que isso seja trabalho fácil. São necessárias muitas horas de estudo e de capacitação, para executá-la corretamente.


Estes estudos lhe permitirão entender melhor o mercado. E, assim, definir como chegar nos imóveis mais adequados aos seus clientes.


Para isso, devem ser considerados alguns aspectos. Como, por exemplo, a própria dinâmica de captações, quais as regiões apresentam maior potencial, quais contatos são mais interessantes e como avaliar, corretamente, os imóveis.


Isso sem contar os processos referentes à burocracia e documentação. Pois esses, geralmente, são os mais lentos.


Faça Uma Avaliação Assertiva dos Imóveis

Como dissemos, a avaliação dos imóveis é uma parte importante da sua estratégia de captação. Afinal, você deseja ter os melhores imóveis para os seus clientes. Mesmo que o número de casas disponíveis seja um pouco menor.


Essa avaliação deve incluir a correta mensuração do valor do imóvel. Isso, no final da negociação aumentará a comissão do corretor. Além, é claro, de entregar a melhor opção para o cliente.


Essa é uma grande responsabilidade, visto que você pode entregar um bom imóvel, por um preço incorreto. Daí, não adianta tentar voltar na negociação.


Um imóvel com o preço abaixo do que ele, realmente, vale, pode prejudicar os seus ganhos. Mas, também, a sua imagem. Isso pois o proprietário passará a confiar menos em você.


Por outro lado, colocar um preço mais alto pode diminuir os seus ganhos regulares. Afinal, um imóvel mais caro ficará mais no mercado, até que alguém decida-se por comprá-lo. Na maior parte das vezes, é preciso reduzir o preço da casa para um valor mais realista.


Assim, além de conhecer a região, é necessário considerar a quantidade de cômodos, a área, o acabamento e a idade da edificação. Além disso, ver tudo o que pode valorizar (ou desvalorizar) o imóvel. E isso inclui a localização.


Coloque a Tecnologia Ao Seu Lado

Chegamos ao pilar do marketing imobiliário digital. Afinal, estamos falando de aplicar técnicas de marketing, adaptadas para o meio digital. Dessa forma, fazendo cada centavo aplicado render o máximo possível.


É um clichê falar que a tecnologia está, cada vez mais integrada em nossas vidas. Mas nunca é demais lembrar que essas ferramentas são fundamentais para aumentar os seus faturamentos.


Isso é ainda mais importante no setor imobiliário. Não só para a divulgação e captação de imóveis. Mas, também, para agilizar as negociações. E a tão temida burocracia de que já falamos.


Além das ferramentas para facilitar a comunicação com órgãos responsáveis, existem muitos recursos para fazer o seu planejamento. Além, é claro, das redes sociais e blogs, para facilitar a sua comunicação e visibilidade.


Softwares de captação de leads para imobiliárias ajudam, bastante, nessas horas, mas você é necessário que você continue a entregar um bom conteúdo para os seus clientes em potencial, é claro.


E, caso você não tenha tempo ou, simplesmente, não consiga produzir esse conteúdo, não arranje desculpas. Procure ajuda profissional. Uma agência especializada em marketing imobiliário é o que você precisa.


Estamos falando isso porque você não pode, simplesmente, ignorar esse aspecto do seu trabalho. Quem o faz, tende a ser ultrapassado pela concorrência. Mesmo que isso demore um pouco mais. Mas vai, invariavelmente, acontecer.


Se você tem tido dificuldades em captar imóveis, pode ser a hora de mudar a sua visão em relação à tecnologia. Conte para a gente nos comentários como ela está, atualmente.



4 Dicas de Prospecção de Imóveis Para Captação

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