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  • Marcos Koslopp

Como captar compradores de imóveis para minha imobiliária?

Conquistar sua casa ou apartamento é um sonho antigo, mas que ainda faz parte da vida de muitas pessoas. Seja para construir uma família, para morar sozinho ou até mesmo como forma de rendimento a longo prazo, a compra de imóveis é vista até hoje como um bom investimento. Contudo, como o mercado imobiliário vem crescendo cada vez mais, a concorrência aumenta na mesma proporção, sendo necessário se diferenciar entre os concorrentes e captar o máximo de leads, ou seja, contato de pessoas que comprem imóveis. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre algumas das estratégias de marketing imobiliário para que você possa captar mais compradores de imóveis.


Como começar?


Para atrair essas pessoas é necessário criar um tipo de ímã para venda, seja uma oferta, recurso ou proposta de valor irresistível em troca de suas informações de contato, como nome, e-mail ou telefone. Aqui, o principal objetivo é converter visitantes comuns de sua página e contatos de venda. Sem uma estratégia desse tipo, aumentar sua lista de contatos será uma tarefa árdua e complicada, fazendo com que você sempre encontre empecilhos para começar.


Dicas para captar compradores


1. Saiba quem é seu público-alvo


Se você deseja atrair contatos qualificados, é imprescindível que você conheça quem é seu público-alvo e saiba sobre as dificuldades que ele encontra ou já encontrou durante o processo de compra de imóvel. Isso porque, assim você consegue criar conteúdos que gerem valor para essas pessoas e com isso elas se tornem mais propícias a deixar as informações de contato. Além disso, o foco em segmentos de mercado que são mais propícios e qualificados evita o desperdício de dinheiro com anúncios que não sejam efetivos. Algumas opções podem ser:


· Pessoas que estão em busca de seu primeiro imóvel;

· Proprietários que desejam se mudar para um lugar melhor;

· Indivíduos que estão em busca de algo mais simples;

· Compradores em busca de imóveis de luxo;

· Pessoas divorciadas.


2. Sempre ofereça algo de valor


Com o público-alvo identificado, agora a probabilidade de você vender um imóvel ou não está relacionada à proposta ou promessa feita na prospecção. Ou seja, busque resolver as dúvidas e dores dessas pessoas, pense em situações que elas provavelmente já passaram e comece um diálogo. Descubra quais são suas maiores preocupações e medos, para assim criar uma proposta diferenciada (e que possa cumprir) para impactar a vida delas de forma positiva.


3. Sua proposta deve ser atrativa


Esse imã para atrair possíveis compradores deve levar em conta que provavelmente essa é a sua primeira interação com esse contato. Sendo assim, é imprescindível que sua promessa prenda a atenção do público-alvo assim que ele começar a ler, e para isso, você deve ser o mais claro e específico possível. Por exemplo, oferecer um livro com mais de 200 páginas pode ser pouco atrativo para a pessoa, visto que além de ser difícil consumir em um período curto, muitas pessoas não têm tempo para ler.


Portanto, foque em coisas mais imediatas e que possam ser rapidamente consumidas, como um mini e-book com 5 páginas que ensine como escolher um imóvel de luxo. Além disso, nesse documento você deve incluir sua marca, logotipo, foto da empresa, contato, links relevantes, assim como facilitar o compartilhamento, pois assim um contato pode se tornar vários.


4. Blog


Ter uma estratégia voltada para marketing de conteúdo é essencial para captar leads, principalmente quando falamos sobre vendas mais complexas e com ciclos mais longos, como a dos imóveis. Por isso, no blog de sua imobiliária você deve produzir conteúdos relevantes e de qualidade para seu público-alvo, solucionando dúvidas sobre impostos, financiamento, o que perguntar ao corretor durante as visitas, como fazer um contrato de locação, etc.


Ao criar esse tipo de conteúdo você irá atrair pessoas interessadas para seu blog e com isso, você pode convidá-las a baixar e-books, infográficos, pesquisas, etc, em troca das informações, como e-mail, nome e telefone. Além disso, você ainda pode convidar a pessoa para se inscrever em sua newsletter, para que receba conteúdos em seu e-mail, mostrando o quão interessada ela está em comprar imóveis.


Por fim, você ainda pode criar quizzes e pesquisas que oferecem algo em troca, brindes gratuitos, guias específicos sobre compra de imóveis em determinado bairro, guias sobre tipos de imóveis para vendas, plantas de projetos, etc.


Lembre-se que esse tipo de imã não deve ser algo geral ou vago, mas sim focado em oferecer a melhor experiência para seu público, mostrando soluções específicas para desafios que elas já passaram durante a compra de algum imóvel. Para isso, conheça seu público e transforme-se em um amigo, criando conteúdos que gerem tanto valor para ele, que quando você realizar um contato por meio da captação, ele não possa dizer não para sua proposta. O que mais importa é o relacionamento que você irá criar com essa pessoa, pois assim, o esforço que você deverá fazer para realizar a venda será mínimo.



Como captar compradores de imóveis para minha imobiliária

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