Buscar
  • Marcos Koslopp

Entendendo a gestão imobiliária

Por ser uma área muito competitiva, por mais que você tenha uma imobiliária com um nome forte ou muitos clientes, em algum tempo no seu local de atuação o negócio imobiliário vai ficar saturado ou por muito tempo ou por um breve tempo.


Muitas são as ferramentas para te ajudar a obter maiores resultados, o marketing imobiliário é muito vasto, e as palestras imobiliárias estão sendo de grande valia no processo de alavancagem.


E então chega a hora de expandir o negócio para outras cidades, mas é necessário que seja algo responsável para que não tenha descontrole sobre a empresa.


Para isso a gestão imobiliária é essencial para gerir de maneira correta os negócios que estão expandindo para outras regiões, sem deixar que o perfil da empresa e seus valores se percam.


Mas, como é o processo da gestão imobiliárias?


Existem alguns sistemas que ajudam a pessoa que faz a administração da imobiliária na questão do planejamento. O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema que ajuda as empresas a organizar todas as informações administrativas necessárias para o bom funcionamento das mesmas.


O gestor que precisa entrar em um processo decisório a curto prazo pode checar em tempo real dados fidedignos para que possa encontrar respostas que esteja precisando ou traçar estratégias para buscar resultados ou soluções para possíveis problemas.

É possível automatizar no sistema tarefas que o colaborado faz de maneira operacional o deixando com mais tempo para exercer atividades mais relevantes.


Para que você entenda melhor como funciona a gestão imobiliárias, vamos apresentar algumas características necessárias para uma boa gestão imobiliária:


Metas e objetivos bem traçados são importantes


É necessário que você esteja ciente de que é necessário definir bem os objetivos e as metas que sua empresa deve alcançar a curto, médio e longo prazo. Essas metas precisam estar detalhadas e bem definidas para que tenha um bom entendimento sobre elas, e o mais importante, elas têm que ser de acordo com a realidade.


Acompanhamento e análise da gestão administrativa e financeira da sua imobiliária


É necessário que por meio das ferramentas do sistema, o gestor responsável monitore de maneira eficiente tanto dados administrativos, como também os financeiros, que inclui dados contábeis.


Isso fará com que o responsável pela gestão tenha conhecimento da eficácia ou não das estratégias adotadas e também se a empresa está com uma boa saúde financeira.


Ter informações necessárias para se tomar uma decisão estratégica


Estratégia é estudo, pra que você gestor possa tomar alguma decisão nessa linha, é necessário aprofundar nos estudos dos dados da empresa, fazer um diagnóstico, ver quais são as possibilidades e aí traçar uma tomada de decisão estratégica.


Informações como: identificar se a equipe está conseguindo assumir todas as demandas, alternativas para otimizar o tempo de todos os colaboradores, verificar se as filiais tem seguido os mesmos valores de qualidade da matriz e acompanhar o lucro de todas as unidades são importantes para uma tomada de decisão racional e assertiva.


Ter controle sobre a inadimplência é importante para a saúde da empresa


O sistema de contas deve estar sempre devidamente atualizado para que não haja surpresas negativas para o gestor da empresa. Por mais que em uma empresa imobiliária se tenha uma demanda bastante grande, é muito importante que as contas estejam atualizadas para monitorar a inadimplência e ter um controle maior sobre os pagamentos de clientes.


Se houver por exemplo vários contratos de aluguel, é aconselhado que no sistema esteja identificado as datas de pagamento e se estão pagos ou não, assim o controle será feito de maneira mais eficiente.


Um bom planejamento financeiro é essencial


Observamos que na gestão imobiliária é necessário muito planejamento, muita estratégia e muito controle para que a empresa caminhe de maneira firme para o crescimento. Por isso, um bom planejamento financeiro é essencial para o sucesso da imobiliária.


Criar um plano orçamentário e segui-lo é o primeiro passo atingir as metas definidas no planejamento geral. Além disso, o plano orçamentário te ajudará a acompanhar o fluxo e o processos financeiros.


O controle de contas é importante para as finanças da empresa


Contas a pagar e suas datas, além de contas a receber e suas datas devem estar bem separadas e organizadas para que não haja nenhuma confusão ou equívoco, além também de uma possível inadimplência por parte da empresa por conta de desorganização.


Desde pagamentos de impostos, salários de funcionários a contas de energia, devem ser devidamente colocadas no sistema informatizado de gestão da empresa para que facilite a identificação e o pagamento ou recebimento das mesmas.


Softwares de gestão facilitam bastante a vida do administrador da empresa, por isso fazer um bom investimento dessa tecnologia para sua imobiliária dará ao gestor, um suporte a mais para fazer o controle de todos esses detalhes que são importantes para a saúde da empresa.


A tecnologia é mais um facilitador para que o gestor possa trabalhar com todas as ferramentas e dados disponíveis com o objetivo de tomar decisões que irão favorecer o desenvolvimento e expansão da empresa de maneira segura e sólida.


Confira outros conteúdos no blog e não esqueça de compartilhar este conteúdo.



Entendendo a gestão imobiliária

5 visualizações0 comentário
mkt-imobiliario.png