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  • Marcos Koslopp

Especialista em marketing imobiliário: Vale a pena contratar?

O marketing imobiliário está se tornando cada vez mais presente no mercado, visto que é uma forma de construir autoridade e oferecer maior confiança para sua carteira de clientes. No entanto, algumas questões podem surgir no momento de implementar essa ação em sua empresa, como falta mão de obra especializada, tempo, dinheiro e não saber por onde começar. Isso é normal e é justamente por esse motivo que você precisa de um consultor em marketing imobiliário.


O que é marketing imobiliário?


O marketing imobiliário nada mais é do que o conjunto de estratégias online e offline com o objetivo de atrair leads para futuras vendas, aumentar a carteira de clientes e claro, aumentar o faturamento. Ou seja, não é apenas investir em um canal, mas sim criar uma estratégia relevante e diversificada para sua empresa.


Como começar?


Muitas imobiliárias não sabem ou não têm tempo para focar nesse tipo de ação, por isso contratar especialistas do setor, como o consultor em marketing imobiliário, que já validaram quais ações funcionam, pode ser a saída ideal para sua empresa.


Como funciona?


O consultor em marketing imobiliário estuda o comportamento do consumidor (que se torna cada vez mais exigente) para oferecer a oportunidade perfeita, no momento ideal, atendendo a todas as suas necessidades.


Na prática, ele irá verificar se a empresa possui a captação de leads correta e direcionamento ideal, ou seja, quem quer comprar, vender ou alugar. Por meio dessas informações agrupadas e conexões feitas, o consultor em marketing imobiliário irá avaliar os leads de acordo com suas características, objetivos, orçamento e necessidades. Com isso, ele consegue trabalhar com dados reais e obter resultados efetivos, já que oferece uma solução personalizada para cada cliente.


Além disso, ele consegue identificar vulnerabilidades que podem estar presentes, principalmente nas campanhas de mídias sociais. Como a publicidade imobiliária ainda não é vista como algo essencial, muitas empresas não investem nessa área. Por isso, erros comuns acontecem frequentemente e podem prejudicar a empresa, sem ela saber. Como por exemplo, patrocinar anúncios sem o direcionamento correto do público. Ou seja, direcionar casas de alto padrão para todos os públicos não é a forma ideal, afinal, você não vai oferecer um doce para quem está de dieta, certo?


Essa correção simples pode salvar seu tempo, visto que elimina grande parte daqueles que não têm real intenção de comprar. Por outro lado, atrai as pessoas certas e aumenta ainda mais a chance de fechar o negócio.


Por que contratar?



A publicidade imobiliária no Brasil ainda é muito antiga, ou seja, as imobiliárias não investem e não possuem ações estratégicas de marketing. Dessa forma, torna-se uma maneira de se diferenciar da concorrência, afinal o primeiro lugar que será utilizado para pesquisar um imóvel é o Google.


Além disso, é muito difícil encontrar um profissional que tenha todas as qualidades desejadas e que se encaixe no orçamento. Ou, quando se encaixa, possui pouca experiência no setor. Por isso, o consultor é o profissional ideal, já que detém experiência e especialização, além de possuir menor custo, pois não está vinculado à empresa.


Se você já possui uma boa equipe de marketing, mas gostaria de qualificá-la no mercado imobiliário, a consultoria também pode oferecer essa base e indicar melhorias. Isso porque, o consultor em marketing imobiliário, não tem a visão “viciada” do negócio, conseguindo visualizar questões que podem não ser vistas por colaboradores ou gestores.


Consultoria


O consultor em marketing imobiliário pode estar presente no dia a dia da empresa e até mesmo executar alguns serviços. Contudo, também existem aqueles que apenas realizam orientação e mentorias nos processos de marketing imobiliário, como campanhas em redes sociais, sites, blogs, etc. Ele fornece o conhecimento para entendimento dos conceitos e estratégias que devem ser aplicadas de acordo com o objetivo pré-estabelecido. Além disso, também podem oferecer seus serviços por canais on-line, como Skype, Zoom, WhatsApp, e-mail, entre outros.


A forma de pagamento também é bem flexível, pois como falamos, ele não possui vínculo empregatício com a empresa. Ele pode cobrar por projeto, no qual são analisados os objetivos e tempo de execução, e também por hora, sendo fechado um pacote de horas já combinados.


Essas questões serão acordadas entre empresa e consultor, alinhando as necessidades de cada uma das partes.


A consultoria pode ser feita de várias formas, mas sempre com o objetivo de auxiliar imobiliárias, construtoras e corretores a implementar o marketing imobiliário para qualificar seus acessos e consequentemente sua carteira de clientes, independente da intenção, seja aluguel, venda ou compra.


Por fim, ter uma pessoa na qual possui conhecimento especializado, experiência comprovada na área, visão sistêmica, menor custo e que vai auxiliar no desenvolvimento da empresa por muitos anos em um curto período de tempo é essencial para quem quer se desenvolver e estar sempre à frente.




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