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  • Marcos Koslopp

Estratégia para prospecção de imóveis: confira 4 delas

A prospecção imobiliária é um dos trabalhos mais importantes para corretores e imobiliárias. Isso porque, uma empresa não se pode dar ao luxo de esperar que os clientes simplesmente cheguem até ela. Então, para impulsionar suas vendas é necessário novas ideias e estratégias e assim ter um fluxo contínuo e positivo de resultado.


O mercado imobiliário exige profissionais proativos, determinados e que sigam o processo, seja para venda de imóveis ou para a prospecção de clientes. Principalmente depois da pandemia do Covid-19 em que a procura por imóveis aumentou significativamente, é preciso ter um diferencial para se destacar no ramo. Veja então no post de hoje 4 estratégias para prospecção de imóveis.


Qual a importância da prospecção no mercado imobiliário?


Caso não saiba, a prospecção imobiliária é o conjunto de todas as atividades que tem como principal objetivo atrais mais pessoas interessadas em seu negócio. Essa é uma etapa imprescindível para alavancar suas vendas, seja para começar seu negócio ou sustentá-lo.


A prospecção geralmente é feita por meio de duas ações de marketing diferentes: inbound e outbound. A primeira é feita com a criação de conteúdos relevantes para gerar valor ao potencial cliente, reforçando assim a imagem de sua empresa. Já a segunda é feita com ações em conjunto entre corretores e gestores, com o objetivo de encontrar possíveis clientes e assim se conectar, enquadrar dentro do perfil ideal de comprador que a imobiliária procura e então levá-lo ao funil de vendas.


Ambas são de extrema importância e no próximo tópico vamos falar sobre diferentes estratégias para conseguir mais clientes imobiliários.


4 Estratégias de prospecção imobiliária


1. Buscando leads


Leads são pessoas quem tem interesse no que você está oferecendo. Eles aparecem em seu site, redes sociais, loja física, eventos, feiras, ligam e mandam e-mails. Aqui, o principal objetivo deve ser conseguir um meio de contato para iniciar seu relacionamento com essas pessoas.


Uma das formas mais utilizadas e eficazes é criando conteúdo de qualidade e que gere valor para ela, como artigos, vídeos, e-books, etc. Além disso, é importante ter um CTA (call to action) no site e redes sociais interativas e que estimulem as pessoas a deixar seu e-mail/telefone para receber um contato.


2. Como prospectar clientes nas redes sociais


Não se contente apenas com as métricas de vaidade, como likes e compartilhamentos. Interaja com os leads, respondendo seus comentários e estudando quais postagens deram mais resultados para replicar a estratégia. Como falamos, nutrir o cliente com conteúdo relevante é o mais recomendado, pois assim você mostra que está preocupado com ele e o valoriza. Obviamente, você pode divulgar seus imóveis nas redes sociais, mas é importante que esse não seja o foco principal. Divulgue notícias relevantes do mercado imobiliário, conteúdos de blogs parceiros, artigos de seu próprio blog, etc. É importante utilizá-las de maneira humanizada, mostrando sua autoridade e relevância no mercado.


3. Como Prospectar clientes com e-mail marketing


Essa é uma das ferramentas principais para a prospecção imobiliária. Contudo, assim como as redes sociais, ela não deve ser vista como um canal de venda direta, mas sim como um canal de relacionamento, fazendo parte do funil de vendas.

Não o utilize apenas para responder passivamente seu cliente ou apenas para fazer o primeiro contato. Aposte em informação de qualidade, notícias relevantes do mercado, assim como oportunidades únicas e em primeira mão. Assim, você cria uma relação de confiança com o público, mostrando que realmente se importa e melhorando sua experiência.


4. Como prospectar clientes analisando a concorrência


Por fim, mas não menos importante, você ainda pode prospectar clientes ao analisar sua concorrência. Tenha um tempo na semana para observar o que outras empesas e profissionais estão fazendo de diferente. Observe a linguagem utilizada, o que os clientes falam deles, o que mais vendem, etc. Essas informações, quando usadas de maneira estratégica, podem te ajudar a posicionar seu produto no mercado.


Dica extra: tenha um site responsivo


Ainda que não seja uma estratégia de prospecção propriamente dita, ter um site responsivo pode te ajudar e muito no processo, visto que irá facilitar toda a trajetória do cliente. Um site responsivo nada mais é do que uma página pensada de acordo com a visão do cliente. Sendo assim, é importante alimentá-lo com informações relevantes, ter o perfil dos corretores e um espaço em destaque para que informem seu contato. Além disso, é importante que ele seja adaptável para qualquer dispositivo, seja celular, computador, tablet ou notebook.


Então, como você viu, prospectar clientes é extremamente importante para uma imobiliária. Mas, além disso, vale destacar que também é preciso oferecer um atendimento de qualidade em todos os canais disponibilizados pela sua empresa. Ao focar na experiência do usuário, você gera valor para ele, aumentando ainda mais as chances de ele fechar um negócio com a imobiliária, assim como também pode indicá-la para outras pessoas.



Estratégia para prospecção de imóveis: confira 4 delas


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