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  • Marcos Koslopp

Estratégias de comunicação de marketing imobiliário

O mercado imobiliário é extremamente competitivo e se diferenciar dos concorrentes já é uma obrigação. Além de atrair mais pessoas interessadas em comprar, vender ou alugar imóveis é necessário ainda reter e fidelizar seus clientes para que assim suas vendas cresçam e você aumente sua autoridade perante o mercado. Existem diversas estratégias de marketing imobiliário que podem ser efetivas para seu negócio e promover bons resultados. Por isso, hoje vamos falar sobre algumas delas para alavancar sua empresa por meio da comunicação com seu público-alvo.


O que é o marketing imobiliário?


É preciso entender que não adianta possuir os melhores imóveis para venda, mas não ter uma boa estratégia de marketing. Isso porque, é ela quem irá atrair seu público-alvo e conduzi-lo por todo o caminho até o fechamento da compra. Aqui, a satisfação e experiência do cliente são essenciais, assim como sua fidelização.


O marketing imobiliário também é um marketing de relacionamento, visto que é por meio da relação de confiança que é possível realizar vendas e crescer. Isso porque, o investimento nessa área é relativamente alto, além de fazer parte do sonho de muitas pessoas. Ou seja, caso seu atendimento não atenda ou até mesmo supere as expectativas do cliente, é muito provável que ele encontre outra empresa.


Quais estratégias de comunicação utilizar?


Agora que você entendeu o que é e qual a importância do marketing imobiliário, veja algumas estratégias que você pode implementar para melhorar a comunicação entre sua imobiliária e o público-alvo.


Site


Com a mudança do comportamento do consumidor, cada vez mais as buscas na internet sobre imóveis aumentam. Sendo assim, é fundamental estar presente e facilitar o caminho para que seu público te encontre. Por isso, ter um site é uma forma de divulgar as casas e apartamentos que sua imobiliária trabalha. A dica aqui é construir uma boa identidade visual, ou seja, os textos, imagens e vídeos devem ser de qualidade. Uma das vantagens de ter um site é que o investimento é baixo e o retorno é garantido.


Blog


O blog é um tipo de estratégia que pode ser incorporado junto ao seu website. Por meio dele, você pode produzir conteúdo relevante e de qualidade para seu público-alvo. Com isso, além de aumentar sua autoridade e relevância no mercado, você ainda gera valor para as pessoas e consequentemente mais vendas.


Contudo, para atingir esse objetivo, é imprescindível que seu blog seja de fácil navegação, além de ser responsivo e se adaptar aos diversos tipos de dispositivo, como celular, tablet, notebook, etc.


Mídias sociais


As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores, sendo um ótimo canal para se comunicar com seu público-alvo. Contudo, não basta apenas estar presente nas redes, mas é preciso marcar sua presença. Sendo assim, além de criar contas no Facebook, instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube, você ainda deve criar conteúdo para que as possas possam enxergar valor em sua empresa.


Fuja de temas somente sobre como sua empresa é boa e o que ela vende. O segredo é descobrir temas de interesse e criar discussões sobre esses assuntos. Com isso, além de marcar sua presença, você ainda faz com que sua imobiliária tenha resultados reais, visto que é possível prospectar leads qualificados.


Além disso, analise o perfil de sua persona e faça parte do mundo dela. Ou seja, se o seu público são pessoas mais jovens, você pode utilizar algumas gírias ou memes. Agora, se fazem parte de seu público investidores, pessoas mais velhas e conservadoras, o tom de voz deve ser outro.


E-mail marketing


Não, o e-mail não morreu, ele continua em alta e possui milhões de usuários que o utilizam todos os dias. Sendo assim, investir em e-mail marketing é uma forma de criar um diálogo mais direto e ao mesmo tempo flexível com o público. Por meio dele é possível alcançar um número alto de indivíduos, independente se você está enviando uma promoção, alguma dica ou até mesmo ofertas de negócio. Lembre-se sempre de enviar informações claras e personalizadas de acordo com sua persona.


Programas de recomendação


Um dos, se não o principal, meio de fazer com que alguém compre seu produto é por meio de avaliações. O “boca a boca” é muito efetivo, visto que existem diversas opções hoje em dia e as pessoas não sabem o que escolher. Por isso, invista em programas de recomendação para que seus clientes indiquem sua imobiliária para conhecidos. Uma forma de incentivar a prática é por meio de recompensas.


Com essas estratégias sua empresa, além de se tornar referência no mercado, será capaz de alavancar as vendas com baixo investimento. Isso porque, investir em estratégias de comunicação nos meios tradicionais é mais caro, além de não ser possível avaliar o retorno. Lembre-se de que o foco está no cliente e em como você pode oferecer a melhor experiência para ele.


Quer saber mais sobre marketing imobiliário? Confira meu canal de YouTube através do link abaixo!


https://www.youtube.com/user/marcoskoslopp




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