Buscar
  • Marcos Koslopp

Filmagens para imobiliária: vale a pena fazer vídeos dos imóveis?

O avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor, principalmente devido à pandemia do Covid-19 fizeram com que os vídeos ganhassem força e a preferência do mercado imobiliário. Foi-se o tempo em que as produções eram difíceis e caras, sendo que hoje em dia existem diversas ferramentas e alternativas que tornam esse processo mais acessível. Portanto, o cenário para a inserção de vídeos é bastante favorável em estratégias de marketing imobiliário, e, por isso, no post de hoje vamos falar tudo sobre eles e se realmente valem a pena.

O que são vídeos imobiliários?


Um vídeo imobiliário é qualquer conteúdo no formato de vídeo/audiovisual que faça parte de sua estratégia de marketing imobiliário. Os vídeos podem ser de apresentação de imóveis, de entrevistas com os clientes, de conteúdos relacionados ao mercado imobiliário, de ofertas de imóveis, com dicas relacionadas ao empreendimento, institucionais, andamento de obras e tour virtual. O foco do nosso post será em vídeos de apresentação de imóveis e tour virtual.


Qual a importância dos vídeos para o mercado imobiliário?


Os vídeos imobiliários estão cada vez mais famosos. Isso porque, todos os dias as pessoas são impactadas com grande volume de conteúdo e por mais que tenham uma vida corrida, não querem ficar de fora. Justamente por isso, a facilidade para obter informações é o aspecto mais valorizado, sendo os vídeos uma ótima solução. Mas, além disso, os vídeos ainda podem impactar outras áreas de sua imobiliária. Confira abaixo:


Alto engajamento


De acordo com pesquisas da State of Video Marketing 2018, 1,5 hora é o tempo médio assistido de vídeos por usuário todos os dias. Mas, além disso, o mesmo estudo mostra que 15% desses indivíduos assistem mais de 3 horas por dia.

Vale lembrar ainda que o YouTube fica atrás apenas do Google quando falamos das maiores redes de pesquisa do mundo, recebendo mais de 1 bilhão de visitantes únicos por mês.


Todo esse engajamento, como falamos, decorre de rotinas cada vez mais corridas e com o uso dos dispositivos móveis cada vez maior, o vídeo tornou-se um conteúdo de consumo fácil. Inclusive, segundo a Forrester Research, um minuto de vídeo vale mais do que 1,8 milhões de palavras.


Potencial de viralização


Os conteúdos virais são aqueles que causam grande repercussão no meio online e fora dele. Isso é muito comum com memes, mas não significa que você precisa produzir conteúdos desse tipo. No entanto, o poder de viralização dos vídeos é muito maior quando comparado com textos e imagens. Para se ter uma ideia dessa proporção, de acordo com a Single Grain, vídeos sociais geram 1200% compartilhamentos a mais do que imagens e textos combinados.


Melhora do SEO


Além disso, o SEO (Search Engine Optimization) também é impactado positivamente com os vídeos. Ele é um conjunto de técnicas de otimização e tem como principal objetivo melhorar o posicionamento orgânico de sites e blogs nos buscadores, como o Google.


Uma estratégia muito comum é inserir vídeos em páginas de blogs e sites imobiliários para aumentar o tempo de permanência do usuário dentro daquela página. Para os robôs do Google, quanto mais tempo uma pessoa passa em seu site, isso significa que ela encontrou o que procurava e que sua empresa oferece real valor para as pessoas.

Com a boa experiência promovida aos usurários, os buscadores colocam seu site em uma posição melhor do ranking. Como consequência, sua imobiliária será encontrada por mais pessoas realizando mais vendas.


Facilidade para os clientes


Como falamos, devido à mudança do comportamento do consumidor, as pessoas estão utilizando cada vez mais a internet para tarefas essenciais. Desde pedir uma refeição por aplicativo até adquirir um imóvel. A possibilidade de conhecer um imóvel sem sair de casa facilita muito sua decisão, economizando tempo do possível comprador e também do corretor de imóveis.


Com a pandemia do Covid-19, que exigiu o distanciamento social, foi necessário se reinventar e aplicar (ou reforçar) estratégias. Como resultado, o mercado imobiliário foi um dos únicos que se manteve estável durante a crise. Isso aconteceu graças aos vídeos feitos com qualidade e a capacidade das imobiliárias de se adaptarem ao novo normal.

Ao promover maior facilidade para seu público, você gera valor e ele é percebido. Com isso, sua empresa ganha a confiança do consumidor, criando maior autoridade e crescendo de maneira saudável e a longo prazo.


Portanto, se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que sim, realmente vale a pena fazer vídeos dos imóveis. Os benefícios são diversos e impactam não apenas o dia a dia de seu público-alvo, mas também sua imobiliária. Afinal, você pode otimizar as etapas e economizar tempo com as visitas. Ou seja, em vez de visitar todos os imóveis desejados, o consumidor pode fazer isso pela internet, realizando um tipo de triagem. Posteriormente serão visitados apenas as casas ou apartamentos que realmente se adequam ao perfil, facilitando a negociação para todos os lados.



Filmagens para imobiliária: vale a pena fazer vídeos dos imóveis?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo