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  • Marcos Koslopp

Qual o papel do marketing no mercado imobiliário?

O mercado imobiliário é um segmento antigo, mas que está em constante evolução. A época em que determinado imóvel e consumidor eram atraídos de maneira natural já passou, sendo que hoje em dia os clientes estão cada vez mais exigentes e blindados contra ofertas ruins e corretores despreparados. O que se destaca são as vantagens oferecidas, diferenciais, atendimento e benefícios que atraem a atenção do público. Uma das maneiras de sua imobiliária alcançar esses objetivos é por meio do marketing imobiliário. Então, se quiser entender um pouco melhor qual é seu papel nesse mercado em expansão, continue acompanhando o post de hoje.


O que é o marketing imobiliário?


Bom, começando do começo, o marketing imobiliário nada mais é do que uma maneira para que a imobiliária expanda seus negócios. Por meio de um conjunto de ações e estratégias online e offline é possível atrair a atenção de clientes potenciais, assim como fidelizá-los para outras negociações.


Contudo, vale lembrar ainda que o marketing imobiliário não é ligado apenas a ações de atração. Ele envolve ainda processos e planejamentos estratégicos e posicionamento de negócio.


Qual a importância do marketing imobiliário?


Como falamos, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Portanto, atualmente o grande desafio das imobiliárias é conquistar e fidelizar os clientes. Ou seja, o interesse não é apenas em uma venda isolada, mas sim na construção de uma relação de confiança para que eles escolham fazer isso apenas com sua imobiliária, além de indicá-la para outras pessoas.


Sendo assim, o papel do marketing imobiliário é criar o melhor caminho e escolher as melhores ferramentas que serão utilizadas pelo corretor de imóveis e imobiliárias para vencer esse desafio.


Ele vai muito além de campanhas para lançamento, sendo essencial para estabelecer o posicionamento adequado dos profissionais e empresas dessa área de atuação. Com isso ele colabora para aumentar o profissionalismo e qualidade do segmento.


O novo papel do marketing imobiliário


Ainda que os objetivos estejam interligados, com a mudança do comportamento do consumidor, que está muito mais conectado ao meio digital, o marketing imobiliário também precisou se adequar a esse novo universo. As pessoas têm acesso muito mais rápido a todo e qualquer tipo de informação, formando sua própria e prévia opinião. Ou seja, hoje em dia, os consumidores preferem abordar os vendedores, em vez do contrário, e querem conduzir o processo de compra. Esse processo de venda transformou-se então na chamada jornada de compra e o tempo de cada negócio será ditado pela habilidade do comprador em sanar suas dúvidas. Portanto, o consumidor deve se sentir o protagonista e a imobiliária será sua grande apoiadora, conquistando assim sua confiança.


A jornada de compra de um imóvel é relativamente complexa, podendo durar até mais de um ano. Justamente por isso, além de atrair o público é fundamental criar uma relação com ele para nunca o perder de vista. Durante esse tempo, surgem muitas dúvidas nos clientes e elas precisam ser sanadas. Então, se uma imobiliária não estiver preparada e não compreender o timing de cada consumidor, é muito fácil espantá-lo ao tentar realizar uma venda no momento inadequado.


Sendo assim, o marketing imobiliário precisa ajudar seu cliente durante a compra e percorrer sua jornada mais rápido, mostrando real interesse nessa parceria, além de criar um relacionamento próximo e duradouro.


Com isso, entende-se que não faz mais sentindo focar apenas em atrair novos leads, mas sim entender a necessidade da qualificação dos leads para a venda. Isso porque, uma imobiliária que precisa tratar um grande número de leads frios pode desperdiçar um grande esforço e acabar não finalizando nenhum negócio.


A qualificação dos leads


Atrair os leads é uma tarefa relativamente fácil, sendo que o principal problema é que grande parte das pessoas que entram em contato com sua imobiliária não estão prontas para finalizar a compra naquele momento. Se sua empresa estiver focada apenas na venda imediata, é provável que perca esses possíveis clientes devido à falta de sintonia. Sendo assim, é importante então monitorar os leads e criar uma relação de confiança para assim investir todo seu esforço em leads realmente qualificados. Ou seja, que estão mais maduros e próximos do momento de compra, aumentando significativamente a performance de sua imobiliária a curto e longo prazo.


Então, como você viu, o marketing no mercado imobiliário é de extrema importância, principalmente devido à presença cada vez mais forte do digital na vida das pessoas. Para compreender de vez, pense em você mesmo e analise quantas vezes você já pegou seu celular hoje para pesquisar algo ou se comunicar com alguém. Portanto, ficar preso ao passado e pensar que o método tradicional irá funcionar é um grande erro. É preciso então adquirir novos conhecimentos para inovar nos processos e assim garantir um crescimento sustentável para sua empresa. Por fim, não se esqueça que criar um relacionamento de confiança irá promover frutos a longo prazo e benefícios para todos.




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