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  • Marcos Koslopp

Técnicas para fechar a venda de um Imóvel

Atualizado: Abr 23

Percebemos que há inúmeras barreiras no que se refere ao fechamento da venda de um imóvel. Mas com um bom atendimento e uma ótima utilização de ferramentas de marketing imobiliário, como Google e Redes Sociais para esse propósito, fica bem mais fácil se conseguir o fechamento de venda.

A oferta de imóveis está em alta, mas por conta da crise econômica e pandemia, muitas pessoas que antes tinham como fazer um financiamento pelos bancos, hoje não está com condições, e o plano da casa ou apartamento próprio teve que ser adiado.

Vamos apresentar algumas técnicas que irão te ajudar na hora de conseguir fechar a venda de um imóvel:


Uma Equipe unida


Com o cenário atual do Brasil, é quase impossível que vendedores e corretores estejam sempre 100% animados e otimistas. Por isso, se você trabalha com equipes, é necessário que elas estejam unidas com o propósito de um objetivo maior, o fechamento da venda do imóvel. Mantendo o ânimo na equipe e ela trabalhando em conjunto, é mais fácil que o trabalho dê certo. Ao contrário de uma equipe desunida e desmotivada.


Uma boa propaganda do imóvel


Como diz o ditado: “se uma boa propaganda é feita, a venda se faz sozinha”, essa afirmação também pode ser uma verdade. Ter uma boa descrição e um bom texto que chame atenção de possíveis compradores, além de algumas fotos legais faz uma grande diferença na propaganda. Além disso, sabemos que hoje em dia, as redes sociais ajudam bastante a fazer a divulgação de imóveis. Vale apenas investir nessa técnica para conseguir a venda.


Uma boa relação com o cliente


É essencial para o êxito do fechamento da venda, que você tenha uma boa relação principalmente de confiança com o possível comprador. Nesse momento o corretor deve estar disposto a solucionar o problema do cliente, então, escutar o mesmo é importante para entender suas necessidades. Então, na hora que for oferecer o imóvel observe e escute o que o cliente fala e quer. Possa ser que o imóvel que você esteja oferecendo não tenha a ver com o perfil do cliente, mas, outro imóvel, sim.


Contato direto com potencial cliente


A internet e redes sociais chegaram para facilitar a vida de muita gente em relação a comunicação, mas nada como aquele velho, mas não ultrapassado contato pessoal com o possível cliente para que ele tenha um atendimento especial e também se sinta especial em relação ao tratamento do corretor.


Esse contato olho no olho consegue passar várias informações para que o corretor alinhe sua estratégia de abordagem para conquistar o cliente. A comunicação não verbal, de acordo com a postura do cliente diz muito sobre o que ele pensa e o que ele necessita.


Investimento no seu desenvolvimento


Investir num desenvolvimento profissional é muito importante para estar entre os melhores nesse mercado que é bem competitivo. O ideal é investir em cursos que irão ajudar você na abordagem aos clientes e na parte da venda em si. Como é um ambiente de grande competitividade quem tem um diferencial e uma excelência profissional consequentemente se destaca no mercado e consegue fazer as melhores vendas.

Por isso é essencial você está acompanhando as tendências e novidades que mudam com facilidade por ser um setor bastante dinâmico. Cursos e treinamentos de aprimoramento são uma alternativa muito boa para o desenvolvimento do corretor.


Ser aberto a contrapropostas também é importante


Como já disse antes, ouvir o cliente é muito importante para saber o que eles pensam e suas necessidades. É um momento delicado para eles também, afinal de contas comprar um imóvel requer muita análise e pesquisa.

Então, se o cliente oferecer alguma contraproposta escute bem, seja flexível e analise se é viável pois essa pode ser uma alternativa para que os dois saiam ganhando, e acredito que esse é o propósito de todo corretor.


Lembre-se das vendas de sucesso que você fez


Relembra as vendas nas quais você obteve êxito, as técnicas que você utilizou para conseguir o objetivo desejado é muito importante para dar uma motivação a mais na hora de apresentar a proposta e negociar com o cliente.

Lembre-se que, se deu certo uma vez, pode dar certo novamente, e não custa nada tentar algumas abordagens anteriores, claro que com cuidado e análise.


E se não der certo?


Bem, pode não ter dado certo nessa primeira abordagem, mas não descarte o cliente, pois o mesmo que se recusou a fechar a venda com você, pode voltar em algum tempo te pedindo referência se quiser comprar algum imóvel.

Se você o tratar bem e passa confiança, com certeza na hora que ele estiver decidindo comprar um imóvel vai pensar em você para ser o corretor dele.

Com estudo, paciência e uma boa abordagem com certeza você terá êxito em fechar a venda de um imóvel. Só não pode desanimar ou parar no tempo, pois como disse, é uma área dinâmica e muito competitiva.



Técnicas para fechar a venda de um Imóvel



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